Vilarejo - Marisa Monte

As oitavas séries tiveram a oportunidade de estudar os Movimentos Sociais e Políticos do século XIX (Anarquismo, Socialismo e Comunismo), tendo como "fundo musical"  Vilarejo de Marisa Monte.
A música fala sobre uma sociedade ideal, onde haveria paz,  igualdade e justiça social. Era exatamente esse o principal objetivo dos pensadores e filósofos que no século XIX ousaram criticar o capitalismo e suas mazelas sociais: Karl Marx, Engels, Joseph Proudhon, dentre tantos outros, que acreditaram que uma sociedade igualitária seria possível. Suas ideias e seus ideais ultrapassaram as fronteiras da Europa e chegaram à diferentes lugares do mundo, onde diversas revoluções tentaram substituir o capitalismo pelo socialismo. Algumas foram vitoriosas, outras nem tanto, porém, o capitalismo se viu fortemente ameaçado, adotando medidas (às vezes extremas) para conter os revolucionários.
O certo é que o socialismo apareceu no século XIX como um modo de organização social, que traria a distribuição de renda, igualdade, fim da propriedade privada e a socialização dos meios de produção e embalou os sonhos, as esperanças, ideologias e utopias de milhões e milhões de cidadãos pelo mundo!

E você, ainda acredita que uma sociedade ideal é possível? Como podemos construir essa sociedade?

Beijos, prof. Eliene

Comentários

  1. Na minha opiniao ! existe sim , uma sociedade ideal ! e todos nos podemos construi-la atravez de uma otima EDUCAÇAO e sabermos respeitar o POSSIMO !


    Marcos Vinicius .7c.

    ResponderExcluir
  2. Na minha Opinião' Sociedade Ideal.

    Seria uma sociedade onde não houvesse fome, dor & sofrimento. Onde nãoo houvesse Violência.Onde todos podessemos ir e vir sem medo da Violência.
    Uma sociedade Ideal existiria se todos quisessem.
    A Uniãoo faz a Força. (y'


    Maria Izabel. 8 '' E ''

    ResponderExcluir
  3. anderson junio 8E tinha como sim vira uma sociedade ideal se nao ouvesse drogas e se os páis educase seus filhos dereito ai sim poderia ser uma sociedade

    ResponderExcluir
  4. Eu acredito em uma sociedade ideal basta nós querermos. .Essa sociedade seria sem vilência onde as pessoas se respeitassem . . . .




    Elivelton gomes ´´ 8°e´´

    ResponderExcluir
  5. pode sim o temos que parar com a violencia ter o maior controle de educaçao no pais e se preocupar com os outros pegar metade do dinheiro do pais e mandar 50% para as reformas e construçoes e os outros 50 e dividir por cabeça

    Nathan 7° C

    ResponderExcluir
  6. Poderia sim existir, mas não nesse mundo em que vivemos. Ainda somos egoístas e as diferenças de pensamentos são muito profundas, o que impede a igualdade. Podemos ver isso até em nossa própria casa com nossos familiares. Cada um pensa diferente,

    ResponderExcluir
  7. Bom tema e linda música, professora!

    Não acredito em sociedade ideal, pois as pessoas não são ideais (perfeitas) e as mesmas formam a sociedade. Nossa cultura, generalizando, ainda é muito egoísta, intolerante e gananciosa.

    Mas acredito que ter ideais é o que nos motiva a sempre melhorar, conforme erros e acertos, e como consequência a sociedade evoluiu.

    Confio que o principal meio de evoluir a sociedade é valorizar as famílias e a educação. É cultivar bons valores que combatam nossos defeitos. E para isso, uma família bem estruturada e o seu trabalho bem feito são fundamentais!

    Boas aulas!

    Abs.

    ResponderExcluir
  8. Faço das palavras do Anônimo (17/08/14) as minhas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário