1º de Maio- Dia do Trabalhador

O Dia do Trabalho teve sua origem em 1886, quando milhares de trabalhadores dos Estados Unidos fizeram uma manifestação  nas ruas de Chicago que culminou com uma greve geral. Eles reivindicavam a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias. Confrontos entre a polícia e manifestantes ocasionaram a morte de dezenas de trabalhadores, além  de sete agentes policiais. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarke.
Apesar de até hoje os estadunidenses se negarem a reconhecer a data, diversos países a adotaram  como o Dia do Trabalhador.
No Brasil, até o início da Era Vargas (1930-1945) as agremiação dos trabalhadores das fábricas eram bastante comuns, influenciados pelo anarquismo e mais tarde pelo comunismo. Com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, os trabalhadores urbanos passaram a ser influenciados pelo que ficou conhecido como trabalhismo. Até então, o Dia do Trabalhador era considerado por aqueles movimentos anteriores (anarquistas e comunistas) como um momento de protesto e crítica às estruturas sócio-econômicas do país. A propaganda trabalhista de Vargas, sutilmente, transforma um dia destinado a celebrar o trabalhador no Dia do Trabalhador. Tal mudança, aparentemente superficial, alterou profundamente as atividades realizadas pelos trabalhadores a cada ano, este passou a ser comemorado com festas populares, desfiles e celebrações similares. Atualmente, esta característica foi assimilada até mesmo pelo movimento sindical. Aponta-se que o caráter massificador do Dia do Trabalhador, no Brasil, se expressa especialmente pelo costume que os governos têm de anunciar neste dia o aumento anual do salário mínimo.

Mas apesar da apropriação feita pelo Estado de uma data que deveria ser de protesto... a luta continua companheiro....

Desafio: De quem é a tela que ilustra a postagem?

Abraços, prof. Eliene

Comentários

  1. Vitor Sousa Gomes de Melo30 abril, 2010

    A tela é de Tarcila do Amaral(Aluno : Vitor Sousa Gomes de Melo 7ª C Nº40)

    ResponderExcluir
  2. Muito bem Vítor, Tarcila foi uma das principais pintoras do Modernismo brasileiro. A obra chama-se "Operários" e foi pintada em 1933. Abraços, Prof. Eliene

    ResponderExcluir

Postar um comentário