Passeio ao cinema- Filme: Avatar



Avatar e a História
O filme Avatar pode ser visto também como uma lição de história. Ao narrar o sofrimento dos na’vi de Pandora, um povo nativo de um planeta distante podemos fazer uma comparação com um importante e cruel momento da nossa história: o colonialismo.
Se substituirmos o planeta “Pandora” por “América”, “África” ou “Oceania,” as similaridades ficam evidentes. Uma potência estrangeira, militarmente superior, se instala em um ambiente considerado selvagem para explorar os seus recursos naturais. A cultura local é vista pelo invasor como manifestações de primitivismo, já que os estrangeiros, que no nosso caso foram os europeus, se acham portadores da civilização e do progresso.
Os paralelos entre a ficção de Cameron e a realidade da Terra nos séculos XVIII, XIX, XX e XXI são inúmeros. Mas o certo é que, em pleno século XXI, o “neo-colonialismo” continua vivo. As guerras do Iraque, Afeganistão, etc, não deixam a menor dúvida de que em nome da suposta “fé cristã”, e de uma pseudo-civilização, muitos povos ainda estão sendo subjugados militar, econômico e culturalmente. É óbvio que por trás destas guerras estão alguns (muitos) dólares e milhares de barris de petróleo.

Infelizmente... Avatar não é só ficção!
Abraços,  Eliene


Comentários

  1. leandro Ricarto10 abril, 2010

    BOTEI FÈ prof!!!!!!!!!!!!!!
    essa história do avatar ficou muito interessante,
    ainda bem que o BRASIL nunca fez esse tipo de SACANAGEM AMBIENTAL (é... só com o Acre mas ele ñ devastou nada foi só uma guerra de disputa de território!!!!!!!!!!!
    ele faz é proteger ...AMAZÔNIA
    (leandro 7D)

    ResponderExcluir
  2. É Leandro, toda forma de exploração traz consequências negativas para o dominado: destruição dos costumes e culturas locais, devastação ambiental, escravizações, mortes... Na história, inúmeros foram os casos de colonialismo e ainda hoje temos que lutar contra as novas formas de dominação: cultural, ideológica e financeira... Lutar por soberania, democracia, mas com justiça social!
    Abraços, Prof. Eliene

    ResponderExcluir

Postar um comentário