Aula : O Coronelismo no Brasil ao som dos Paralamas do Sucesso



As oitavas séries estudaram essa semana o "Coronelismo na República Velha" ao som de "300 Picaretas", de Herbert Vianna.
 A música, apesar de ser da década de 90 ainda está muito atual e voltando no tempo, ela também se encaixa bem num período bastante conhecido da nossa história: a República Velha e suas práticas coronelistas, resumidas no famoso "voto do cabresto." No início do século XX, eram os coronéis que controlavam a política local, principalmente no nordeste brasileiro e apesar de extinguido o famigerado "voto do cabresto" os "currais eleitorais" se multiplicam pelas cidades brasileiras alimentados pela miséria e a falta de oportunidades. Novas práticas: "lobby, conchavo, propina, jetom" para eternizar a antiga polítca clientelista, paternalista, e fraudulenta. Cento e vinte anos após a Proclamação da República brasileira, ainda precisamos lutar para que a democracia seja efetivamente concretizada!!
Em ano de eleições, devemos ficar de olho, para que a democracia não seja desrespeitada com práticas antigas imbuídas de novas roupagens!
 Mas sem perder a fé no nosso país que luta e é feliz!!
Abraços, Eliene

Comentários

  1. prof so as oitvas etudaram sobre isso achei muito legal queria q a passase na 7a ass pamela silva

    ResponderExcluir
  2. Tipoo eu ameei essa musiica do Inácio Lula da Silva pqe nos da oitava seriie msm falando que naum gostamos da musica que ela eh chata ela naum eh nos aprendemos muiito sobree os deputados eh coomo eh no palaciio do planalto.
    OBRIIGADA PROFESSORA POR ESTAR NUS ENSCINANDO CADA VEEZ MAIS..
    SALA:05 8D NUMERO:34

    ResponderExcluir
  3. Eu achei muito interessante e um modo descontraido sobre esse assunto e o video ficou muito bom
    Gilvan 8ªD

    ResponderExcluir
  4. eu achei que que e uma forma mais alegre de ensino
    e reforçá mais sobre esse tema do Coronelismo atenciosamente Gilvan 8ªD nº19

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! Foi feito de uma forma dinâmica um paralelo ente passado e presente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário