A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

A Mãe de todas as batalhas
A Primeira Guerra Mundial teve início em 1914 e só terminou em 1918 com um triste saldo: 19 milhões de mortos e mais de 6 milhões de soldados multilados. Além dos custos humanos, a guerra também mudou o mapa da Europa e plantou sementes de revanchismo que deram origem à Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Durante a Primeira Guerra, a indústria bélica lançou tecnologias e armas inéditas, como o uso intensivo de granadas, o uso de morteiros e o emprego de metralhadoras leves para acompanhar os assaltos da infantaria, apresentando-se como um marco na produção de armas em larga escala, de forma industrial.
E apesar de todas as razões, uma guerra nunca é justa e traz muito sofrimento para as pessoas que direta ou indiretamente estão envolvidas nela. Como afirmou o general William T. Sherman,
"somente aqueles que nunca deram um tiro, nem ouviram os gritos e os gemidos dos feridos, é que clamam por sangue, vingança e mais desolação. A guerra é o inferno.”


Desafio: A imagem representa uma das fases da guerra. Diga qual fase e justifique sua resposta:

Abraços e bom feriadão!!!
Prof. Eliene


Comentários

  1. A resposta é: o final da guerra




    ass: Daniel 7°B e Nathan 7°C

    ResponderExcluir
  2. o fim da guerra


    Elivelton gomes ``8°e``

    ResponderExcluir
  3. o fim da guerra

    ResponderExcluir
  4. Queridos alunos, a imagem se refere à segunda fase da guerra, entre 1915 e 1917 quando a intensa movimentação das tropas foi substituída por uma GUERRA DE TRINCHEIRAS, em que cada um dos lados procurava garantir suas posições evitando a penetração do inimigo. As trincheiras eram buraços ou valas cavados no meio do campo de batalha, onde os soldados passavam dias e até meses à espeera de um vacilo do inimigo para atacar.
    Sugiro a releitura do texto que serviu de fonte para a primeira avaliação (A1): "Noite feliz na terra de ninguém." O texto mostra de forma clara e interessante como era a rotina dos soldados nas trincheiras.
    Beijos, Eliene

    ResponderExcluir

Postar um comentário