O Carteiro e o Poeta

Como vou passar o recesso em casa, resolvi ver e rever alguns filmes que estavam guardados na estante e na memória, e graças à TV por assinatura, um luxo da vida moderna, pude rever hoje pela manhã "O Carteiro e o Poeta", novamente fiquei extasiada, o filme é de uma beleza estonteante, e de tão simples, torna-se complexo. Pude novamente apreciar a fala ingênua, mas muitíssimo sábia do carteiro Mário e a sabedoria não tão ingênua, mas muito poética de Pablo Neruda.
A influência do poeta Neruda sobre o carteiro Mário é determinante para que o mesmo desperte para o amor, para a paixão e para a vida...
Ouso fazer uma analogia com a nossa atuação como educadores: Somos peças fundamentais para despertar nossos alunos da alienação política, social e, porque não, poética a que estão inseridos e proporcioná-los uma nova visão da vida, mais crítica, mais atuante, mais participativa e também, mais poética.
O filme me despertou, mais uma vez, para a nossa importante missão como EDUCADORES. Muito mais do que preparar nossos alunos para o vestibular ou para passar num concurso público, devemos prepará-los para a vida!
Devemos sim, como fez o poeta, nos apropriar da poesia, para ensinar com mais beleza e amor!

"A poesia não pertence a quem escreve, mas a quem precisa dela.." (Carteiro Mário, de O carteiro e o poeta)

Beijos. Prof. Eliene

Comentários