BOM DILMAS, BRASIL!!!


Ontem, dia 31 de outubro de 2010, os brasileiros elegeram a primeira mulher Presidente da República no Brasil: Dilma Vana Rousseff, foi eleita para o período de 2010 a 2014. Economista, ex-ministra de Minas e Energia e da Casa Civil do governo Lula, Dilma do PT atingiu 55,43% dos votos válidos.
A eleição de Dilma Rousseff é um marco político comemorado por diversas organizações sociais e movimentos feministas e mostra que é possível sim, que as mulheres tenham representação em diferentes espaços sociais e políticos, algo fundamental num país em que a participação de mulheres sempre foi inferior à masculina nos principais cargos de decisão. A partir da eleição de Dilma, espera-se novas ações no sentido de promover políticas públicas para mulheres que sofrem o preconceito de gênero, ainda latente em nosso país. .
A vitória de Dilma, a meu ver, é repleta de simbolismos e também reflete um outro avanço: Trata-se da sucessão de Lula , um ex-operário, de origem pobre e nordestino. Agora elegemos uma mulher. Isso mostra que o povo brasileiro está abrindo espaço para uma nova configuração de poder que não contemple apenas a elite política e patriarcal, tão característica do coronelismo. Na escolha do nosso representante maior, primeiro superamos o preconceito social e de origem e agora o preconceito de gênero. Um bom sinal para um país multicultural, multirracial e agora também, multifacetado.



Bom Dilmas, Brasil!!

Com muita esperança no coração de que o nosso país continue melhorando e dando atenção àqueles que  mais precisam!!

Abr@ços, Eliene





Comentários

  1. Gostei sobre o que li, achei muito interessante eu também postei uma pesquisa sobre a Dilma achei legal seu texto porque você falou pouco, mas colocou o importante de uma forma resumida adorei escreva mais, estou de olho em seu blog.
    Eliene você falou que agora chegou às vezes das mulheres, mas não acho porque uma mulher estar na presidência que vai melhorar o que muda são idéias e ação. Espero que melhore a política par todos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário