CONSCIÊNCIA NEGRA


Em 20 de Novembro no Brasil comemoramos o Dia da Consciência Negra. Celebrada em todo o país, a data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
Alguns temas de suma importância para a sociedade brasileira como a inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, a discriminação, o racismo e o preconceito, a autoestima negra são debatidos nesse dia, evidenciando a importância da mobilização e luta contra as desigualdades de oportunidades entre negros e brancos.
Pessoas que se destacaram na luta em favor do povo negro são lembradas e cultuadas como ícones de resistência ao preconceito e discriminação.
A data é também festiva! Em diversas regiões do país a cultura negra é relembrada e reverenciada como berço de toda a cultura brasileira.

Em sala de aula tivemos a oportunidade de conhecer diversas personalidades negras, pessoas ilustres, verdadeiros heróis, muitas vezes esquecidos pela nossa historiografia oficial.
Que tal falar um pouco aqui no blog sobre essas e tantas outras pessoas?
Inicio falando sobre um ator muito conhecido de todos: Lázaro Ramos, que além de excelente ator, leva sempre uma mensagem de igualdade racial em seus trabalhos. VALEU LÁZARO!









Comentários

  1. essa história aí, das personalidades negras é das DOIDA!
    gostei muito da escrava anastácia
    tive até vontade de investigar sobre sua história!
    como pode uma pessoa ficar sem se alimentar com uma mascara no rosto
    (leandro 7ªd)

    ResponderExcluir
  2. Whitney 7ªC

    Milton Santos tem uma histórico com muitos prêmios.Um verdadeiro ícone para a geografia brasileira.Foi bastante interessante pesquisar sobre ele.

    ResponderExcluir
  3. Natália Bellumat 7ªC24 novembro, 2010

    o que eu mais gostei foi a história do Aleijadinho , ele era chamado desse nome por causa de uma doença,que o provocou a perda de membros .
    ele pode ter perdido os membros dele, mais ele continuou fazendo as suas obras , pintando , desenhando , o impressionante é que ele tinha mais de 60 anos quando começou a esculpir as famosas imagens de Congonhas do Campo.
    achei muito interessante , eu gostei muito mesmo da história, quando li fiquei impressionada com a história como pode uma pessoa que perdeu seus membros e conseguiu continuar com seu trabalho isso foi muito impressionante
    gostei muito, mesmo ...
    beeijinhos professora e parabéns pelo seu trabalho ♥

    ResponderExcluir
  4. Gabriel de Oliveira 7ªC
    O trabalho das Personalidades Negras foi muito interessante ,com pessoas que foram ícones de exemplos e dependendo da cor da pele.
    Mas o que eu achei mais impressionante foi da Escrava Anastácia que sofreu situações desumanas em grande parte da sua vida,usava uma máscara para não sofrer abusos de seu patrão.

    ESPERO QUE TENHA GOSTADO DO MEU COMENTÁRIO!!!!

    ResponderExcluir
  5. hamilton.7ªC


    preconceito e discriminação.
    Mas o que eu achei mais impressionante foi da Escrava Anastácia que sofreu situações desumanas em grande parte da sua vida,usava uma máscara para não sofrer abusos de seu patrão.

    ResponderExcluir
  6. ana karolina02 dezembro, 2010

    ana carolina. turma:c

    existe ainda hoje no brasil e no mundo,um preconceito vigente em relaçao aos afrodescendentes,fato esse derivado de anos de exploraçao e preconceito por parte da sociedade contra os negros,sendo portanto indiscutivelmente importante que aja um dia especifico para que a cultura negra possa ser lembrada,tanto quanto suas raizes no brasil,para que em um futuro proximo,tantos maus feitos no passado possam ser apagados para darem lugar a novas idéias que valorizem o papel afro na importancia da cultura brasileira tanto quanto mundial.podemos entao perceber constantes movimentos nesse dia onde podemos comemorar a inserção do negro na sociedade,e ter um pouco do vislumbre da sua cultura e costumes nativos da africa.
    01/12/2010

    ResponderExcluir

Postar um comentário