CARNAVAL

 Influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa, o carnaval chegou ao Brasil por volta do século XVII . Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.  Os primeiros blocos carnavalescos começaram a aparecer  no final do século XIX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Pode estar ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
Com o passar do tempo, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Além dos carros alegóricos, as marchinhas carnavalescas deixavam o carnaval cada vez mais animado. Quem na nossa faixa-etária nunca dançou ao som de "olha a cabeleira do Zezé..." ou "se você pensa que cachaça é água..." Mas as marchinhas foram aos poucos dando lugar aos samba-enredo das escolas de samba e ao axé-music mega trio-elétricos.
Criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva, a primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar, transformando-se, anos mais tarde, na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Surgem novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo e começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.

O espetáculo do Rio de Janeiro e São Paulo é realmente fabuloso, mas para mim, o melhor carnaval é o carnaval de rua, aquele em que as pessoas colocavam uma fantasia e saíam por aí, levando alegria e sonhos... Pena que esses blocos estão ficando cada vez mais raros... No centro-oeste então, nem se fala...
Assim, para muitos, resta assistir pela televisão aos diferentes carnavais: Rio, São Paulo, Olinda, Salvador e esperar a quarta-feira de cinzas onde todos, independente da classe social, voltam para a vida real.

Beijos, Eliene



Comentários