"As pessoas fazem a História, mas raramente se dão conta do que estão fazendo." (Christopher Lee)









A História em vídeos

Loading...

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Aula : O Coronelismo no Brasil ao som dos Paralamas do Sucesso



As oitavas séries estudaram essa semana o "Coronelismo na República Velha" ao som de "300 Picaretas", de Herbert Vianna.
 A música, apesar de ser da década de 90 ainda está muito atual e voltando no tempo, ela também se encaixa bem num período bastante conhecido da nossa história: a República Velha e suas práticas coronelistas, resumidas no famoso "voto do cabresto." No início do século XX, eram os coronéis que controlavam a política local, principalmente no nordeste brasileiro e apesar de extinguido o famigerado "voto do cabresto" os "currais eleitorais" se multiplicam pelas cidades brasileiras alimentados pela miséria e a falta de oportunidades. Novas práticas: "lobby, conchavo, propina, jetom" para eternizar a antiga polítca clientelista, paternalista, e fraudulenta. Cento e vinte anos após a Proclamação da República brasileira, ainda precisamos lutar para que a democracia seja efetivamente concretizada!!
Em ano de eleições, devemos ficar de olho, para que a democracia não seja desrespeitada com práticas antigas imbuídas de novas roupagens!
 Mas sem perder a fé no nosso país que luta e é feliz!!
Abraços, Eliene

Um passeio pelas postagens do blog

Notícias sobre filmes

Ocorreu um erro neste gadget

Cute Baby Animal Pictures