"As pessoas fazem a História, mas raramente se dão conta do que estão fazendo." (Christopher Lee)









A História em vídeos

Loading...

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Vilarejo - Marisa Monte

As oitavas séries tiveram a oportunidade de estudar os Movimentos Sociais e Políticos do século XIX (Anarquismo, Socialismo e Comunismo), tendo como "fundo musical"  Vilarejo de Marisa Monte.
A música fala sobre uma sociedade ideal, onde haveria paz,  igualdade e justiça social. Era exatamente esse o principal objetivo dos pensadores e filósofos que no século XIX ousaram criticar o capitalismo e suas mazelas sociais: Karl Marx, Engels, Joseph Proudhon, dentre tantos outros, que acreditaram que uma sociedade igualitária seria possível. Suas ideias e seus ideais ultrapassaram as fronteiras da Europa e chegaram à diferentes lugares do mundo, onde diversas revoluções tentaram substituir o capitalismo pelo socialismo. Algumas foram vitoriosas, outras nem tanto, porém, o capitalismo se viu fortemente ameaçado, adotando medidas (às vezes extremas) para conter os revolucionários.
O certo é que o socialismo apareceu no século XIX como um modo de organização social, que traria a distribuição de renda, igualdade, fim da propriedade privada e a socialização dos meios de produção e embalou os sonhos, as esperanças, ideologias e utopias de milhões e milhões de cidadãos pelo mundo!

E você, ainda acredita que uma sociedade ideal é possível? Como podemos construir essa sociedade?

Beijos, prof. Eliene

Um passeio pelas postagens do blog

Notícias sobre filmes

Ocorreu um erro neste gadget

Cute Baby Animal Pictures