"As pessoas fazem a História, mas raramente se dão conta do que estão fazendo." (Christopher Lee)









A História em vídeos

Loading...

domingo, 21 de novembro de 2010

CONSCIÊNCIA NEGRA


Em 20 de Novembro no Brasil comemoramos o Dia da Consciência Negra. Celebrada em todo o país, a data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
Alguns temas de suma importância para a sociedade brasileira como a inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, a discriminação, o racismo e o preconceito, a autoestima negra são debatidos nesse dia, evidenciando a importância da mobilização e luta contra as desigualdades de oportunidades entre negros e brancos.
Pessoas que se destacaram na luta em favor do povo negro são lembradas e cultuadas como ícones de resistência ao preconceito e discriminação.
A data é também festiva! Em diversas regiões do país a cultura negra é relembrada e reverenciada como berço de toda a cultura brasileira.

Em sala de aula tivemos a oportunidade de conhecer diversas personalidades negras, pessoas ilustres, verdadeiros heróis, muitas vezes esquecidos pela nossa historiografia oficial.
Que tal falar um pouco aqui no blog sobre essas e tantas outras pessoas?
Inicio falando sobre um ator muito conhecido de todos: Lázaro Ramos, que além de excelente ator, leva sempre uma mensagem de igualdade racial em seus trabalhos. VALEU LÁZARO!









Um passeio pelas postagens do blog

Notícias sobre filmes

Ocorreu um erro neste gadget

Cute Baby Animal Pictures