"As pessoas fazem a História, mas raramente se dão conta do que estão fazendo." (Christopher Lee)









A História em vídeos

Loading...

domingo, 21 de novembro de 2010

CONSCIÊNCIA NEGRA


Em 20 de Novembro no Brasil comemoramos o Dia da Consciência Negra. Celebrada em todo o país, a data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
Alguns temas de suma importância para a sociedade brasileira como a inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, a discriminação, o racismo e o preconceito, a autoestima negra são debatidos nesse dia, evidenciando a importância da mobilização e luta contra as desigualdades de oportunidades entre negros e brancos.
Pessoas que se destacaram na luta em favor do povo negro são lembradas e cultuadas como ícones de resistência ao preconceito e discriminação.
A data é também festiva! Em diversas regiões do país a cultura negra é relembrada e reverenciada como berço de toda a cultura brasileira.

Em sala de aula tivemos a oportunidade de conhecer diversas personalidades negras, pessoas ilustres, verdadeiros heróis, muitas vezes esquecidos pela nossa historiografia oficial.
Que tal falar um pouco aqui no blog sobre essas e tantas outras pessoas?
Inicio falando sobre um ator muito conhecido de todos: Lázaro Ramos, que além de excelente ator, leva sempre uma mensagem de igualdade racial em seus trabalhos. VALEU LÁZARO!









Um passeio pelas postagens do blog

Notícias sobre filmes